Dicas práticas para mudar a decoração da sala com criatividade

Em tempos de crise, pequenas mudanças na decoração da sala podem transformar o astral da casa e da família

 

A sala de estar é um ambiente multifuncional, que reúne as funções de espaço de convivência familiar, sala de TV, local para recepcionar as visitas e, em alguns casos, local de trabalho. E é, certamente, um dos cômodos mais frequentados de uma casa – tanto pelos que vivem nela quanto pelos que a visitam.

Diante de toda essa centralidade para a vida de uma família, mudar a decoração da sala de visitas pode significar uma verdadeira revolução para o conforto e a harmonia do lar. E para obter excelentes resultados nesse sentido, não é necessário contratar um decorador, tampouco fazer grandes gastos.

Em vez de trocar todos os móveis, muitas vezes uma mudança em sua distribuição e o acréscimo de mais alguns objetos ou a customização de um dos móveis podem transformar completamente a sua sala.

Afinal, um ambiente agradável e acolhedor não depende apenas da qualidade dos móveis e objetos, mas, principalmente, da maneira como são combinados e distribuídos. E, nesse aspecto, a principal dica dos decoradores é a aposta nos contrastes harmônicos por meio da combinação das cores. Aliás, os ambientes coloridos são uma tendência contemporânea em decoração doméstica. Além de alegrarem e darem vida à sua sala, as cores podem ser utilizadas para ressaltar os seus pontos positivos.

No entanto, é preciso ser prudente em sua combinação para que o ambiente não fique caótico e desagradável. Sugere-se que essa escolha seja baseada em uma paleta de cores. E uma possibilidade é a aposta em tons monocromáticos: escolhe-se um tom mais forte, que deve se sobressair no cômodo, e passa-se a contrastá-lo com tons mais neutros. Outra alternativa é a combinação de tonalidades complementares para dar energia ao ambiente, como amarelo e roxo, azul e laranja, verde e vermelho.

Para harmonizar o ambiente de uma sala, é preciso, inicialmente, ter clareza de quais são as suas funções na vida doméstica da família e de qual é a sua configuração atual. Nesse último caso, devemos considerar se a sala é grande ou pequena, quais as cores ou tonalidades predominantes nos principais móveis e nas paredes e, principalmente, o que mais nos incomoda. Com essas informações em mãos, já é possível começar a planejar as mudanças.

Nas salas pequenas, a realidade da maioria dos lares brasileiros, o ideal é que as paredes possuam tonalidades claras e neutras para dar amplitude ao ambiente. Mas isso não impede você de ousar, escolhendo, por exemplo, uma delas para colocar um tom mais forte ou um papel de parede com desenhos diferentes. O importante é que as cores estejam em harmonia com as cores do restante da sala.

Nas paredes, também é possível a instalação de quadros e prateleiras, sendo interessante, nesses casos, pensar em tons que possibilitem a produção dos contrastes harmônicos. Se as paredes possuem tons neutros, por exemplo, o ideal é escolher quadros e prateleiras com tons fortes e complementares.

Outra tendência na decoração das salas são as cadeiras coloridas. Relativamente baratas se comparadas a outros móveis, de natureza decorativa e funcional, essas cadeiras são uma espécie de objeto curinga para dar harmonia e conforto às salas de visita, auxiliando na produção de contrastes harmônicos. A Tramontina é uma das empresas que tem investido nesse segmento de cadeiras, apresentando soluções inovadoras e bonitas para os mais diversos gostos e espaços. A cadeira Tramontina pode ser utilizada tanto para neutralizar ambientes carregados e muito coloridos quanto para dar mais vivacidade e energia a ambientes mais neutros e monocromáticos, a depender do modelo e da cor a serem escolhidos.

 

fonte: https://www.agorams.com.br/dicas-praticas-para-mudar-a-decoracao-da-sala-com-criatividade/